Bullet

IA e instituições financeiras: tendências para o futuro

A combinação entre Inteligência Artificial (IA) e instituições financeiras se fortalece à medida que a tecnologia se faz mais presente no setor. Desde o uso para melhora de eficiência, à exatidão da execução de tarefas e a personalização dos serviços financeiros. Dessa forma, já acontecem ganhos significativos tanto para as instituições quanto para os clientes. 

Afinal, essa integração conta com muitas aplicações, como a análise de dados até a tomada de decisões de investimento e a automação de processos financeiros. Conheça agora mais detalhes dessas ferramentas e quais as previsões da IA nas instituições financeiras para o futuro.

Como a IA chegou ao mercado financeiro? 

A IA chegou ao mercado financeiro na década de 1980, com a criação dos primeiros sistemas de negociação automatizados. Porém, foi somente com o avanço dessas tecnologias, como o aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, que a Inteligência Artificial começou de fato a ter maior relevância no setor.

Tal importância foi marcada, principalmente, pelo uso da tecnologia voltada a automatização de tarefas simples, como processamento de transações e detecção de fraudes.

No entanto, ao longo dos anos, as ferramentas de IA alcançaram níveis ainda mais altos, e agora, realizam tarefas complexas. Desde análise de dados de mercado, previsão de tendências e tomada de decisões de investimento, são inúmeras as aplicações de Inteligência Artificial nas instituições financeiras. Confira a seguir mais detalhes dessas aplicações. 

Como a IA artificial está sendo usada nas instituições financeiras 

Análise de dados 

Uma das maiores aplicações de IA está na capacidade de análise de grandes volumes de dados de mercado e identificação de padrões e tendências. Tais análises são de grande utilidade para a tomada de decisões de investimento no setor financeiro.

Um exemplo de tal aplicação é quando a IA é utilizada para fazer análise de dados relacionados a notícias e mídias sociais, afim de identificar eventos ou sentimentos que venham a afetar os preços das ações. Portanto, a ciência de dados tem sido uma das áreas mais beneficiadas com a IA trazendo um conjunto de ferramentas para gerenciar, analisar e gerar insights.

Automação de processos financeiros

Com um papel fundamental na automação de uma variedade de processos financeiros, a IA traz benefícios para a execução de transações até a detecção de fraudes. De forma que há mais eficiência e agilidade nas operações.

Além disso, a Inteligência Artificial pode ser usada na detecção rápida de atividades fraudulentas. Sendo assim, é aplicada para analisar padrões de transações e identificar atividades que levantem suspeitas.

Tomada de decisões de investimento

A IA pode fornecer recomendações de investimento personalizadas para os investidores. O mercado americano, por exemplo, já conta com o Finchat, a IA que fornece dados sobre empresas de capital aberto para auxiliar nas decisões de investimento, segundo a editoria e-investidor do Estadão.

Personalização de serviços

Quando o assunto é investimento, a personalização de serviços com a IA pode ser crucial. Afinal, a IA pode auxiliar os investidores através do planejamento financeiro.

Isso acontece da seguinte forma: algoritmos de IA analisam dados históricos do mercado, tendências econômicas e até mesmo o perfil do investidor para criar estratégias de investimento personalizadas.

Sendo assim, tais estratégias consideram fatores de risco, margem de investimento e objetivos financeiros específicos, para então fazer recomendações eficazes. Dessa forma, o investidor é orientado a alocar recursos em diferentes classes de ativos.

Maiores benefícios da IA nos serviços financeiros

Os serviços financeiros, de uma forma geral, recebem cada vez mais aplicações da IA. Para se ter uma ideia, a tecnologia está presente em:

  1. aplicativos de reconhecimento de voz e de imagem;
  2. análise de sentimento;
  3. detecção de anomalias;
  4. recomendações;
  5. processamento de documentos;
  6. segurança cibernética;
  7. modelagem preditiva e IA generativa.

 

Mas vale destacar que a Inteligência Artificial, sobretudo, chegou para ajudar a superar alguns desafios. No que diz respeito à automação, por exemplo, houve uma melhora significativa nos fluxos de trabalho e processos. De forma, que agora é possível trabalhar de maneira mais autônoma e responsável e com uma capacidade maior na tomada de decisões e na prestação de serviços.

Afinal, a IA trouxe uma eficiência nas operações que eliminou muitas tarefas repetitivas, deixando as equipes livres para se concentrar em atividades mais estratégicas. Além disso, a disponibilidade para o cliente também é outro ponto que a IA contribuiu, pois agora há maior possibilidade para ajudar os clientes a concluir tarefas financeiras, encontrar soluções para alcançar metas e gerenciar e controlar as finanças deles de qualquer lugar.

Sem contar que a velocidade empregada com a IA, também acelerou os processos que detém mais informações, encontrando padrões e descobrindo relacionamentos em dados de forma rápida. Tal operação não teria, tal precisão e ainda correria o risco de perda de informações, caso ficasse a cargo apenas dos seres humanos.

Sendo assim, a acurácia, a capacidade de evitar erros manuais, é um dos maiores benefícios que a IA trouxe para ajudar as organizações de serviços financeiros. Dessa forma, agora evitam-se os erros manuais em processamento de dados, análise, processamento e integração de documentos, interações com clientes e diversos outros.

Qual o futuro para a IA nas instituições financeiras

Que a Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia das instituições financeiras, já deu pra perceber, mas o quão aberto está o setor para tal tecnologia? E o quão longe ela pode chegar nos próximos anos? Confira a seguir. 

Domínio tecnológico

De acordo com um estudo realizado pela NTTDATA, os decisores de serviços financeiros chegaram à conclusão que a implementação da Inteligência Artificial (IA) será o principal fator de sucesso competitivo nos próximos anos.

Segundo o estudo, 83% concordam que a IA é capaz de criar novas formas de diferenciar as ofertas e conquistar clientes. 

Assertividade no relacionamento com clientes

Em 2017, autoridades e órgãos nacionais já previam o potencial crescente que a IA teria sobre as instituições financeiras. No evento CIAB FEBRABAN 2017, foi ministrado a palestra machine learning (aprendizado de máquina). A essência da apresentação foi mostrar como os bancos aproveitam da Inteligência Artificial para entender melhor seus clientes.

Na época, representantes das principais instituições falaram sobre como estavam usando a IA na prática, usando chatbots no atendimento e algoritmos para entender o perfil de cada cliente. Dessa forma, já se via a individualização de cada consumidor como uma peça chave para direcionar a cada um os produtos específicos.

Integração total com sistema financeiro

De acordo com o atual Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a inteligência artificial será o passo final de um processo de inovação. Afinal, Neto afirmou que está nos planos do Banco Central implementar a inteligência artificial no sistema financeiro brasileiro até 2025. Essa declaração aconteceu em novembro de 2023, durante um dos dias de gravação no evento Mind Grenades, organizado pela startup DrumWave Inc.

Dessa forma, a IA seria o ponto final do processo de inovação no sistema financeiro do Brasil, elaborado em 4 blocos: Pix, Open Bank, internacionalização da moeda e Drex.

Diante deste cenário de mudanças, é iminente a preparação para se encaixar em um novo sistema moderno, enquanto instituição financeira. Afinal de contas, as adequações com os avanços de IA serão cada vez mais necessárias e ter um ERP com tecnologia de ponta, que possa fornecer análises e relatórios personalizados fará toda a diferença.

Fale com um de nossos especialistas e conheça o FACCRED, o nosso Software ERP para Instituições Financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *