Bullet

BaaS: o que é e 4 vantagens que as empresas devem conhecer

Sem dúvidas, a tecnologia invadiu o segmento financeiro no Brasil ao longo dos últimos anos. Prova disso é a série de soluções criadas para oferecer muito mais facilidade ao dia a dia de empresas. E entre essas soluções está o Banking as a Service (BaaS).

Neste artigo, você conhecerá detalhes sobre essa ferramenta, assim como alguns de seus impactos positivos à gestão financeira dos mais variados tipos de negócio. Confira!

Mas, afinal, o que é Banking as a Service (BaaS)?

O BaaS é uma plataforma digital que fornece a empresas a chance de criarem seus produtos financeiros. E o melhor: sem a necessidade de que elas sejam (ou estejam ligadas a) uma instituição financeira, algo que torna o processo muito rápido, prático e econômico.

Por exemplo, se uma empresa varejista desejar, ela pode criar um cartão de crédito para os seus clientes sem precisar do suporte de um banco para fornecer esse serviço.

Com o Baas é possível ainda:

  • Criar contas digitais;
  • Oferecer transferências;
  • Proporcionar meios de pagamento.

Em linhas gerais, contar com o BaaS é simples e envolve, basicamente, três etapas. São elas:

  1. A empresa contrata uma desenvolvedora desse serviço.
  2. Essa fornecedora oferece acesso à sua API, que proporciona uma integração entre diferentes plataformas.
  3. A partir dessa API, a empresa começa a criar suas soluções financeiras.

De fato, essa praticidade faz com que o mercado de serviços financeiros incorporados seja extremamente promissor. E não apenas no Brasil: trata-se de uma tendência global.

Um estudo recente feito pela empresa de investimentos privados, Bain Capital, revelou que esse setor pode alcançar, apenas nos Estados Unidos, US$3,6 tri em movimentações em um período de dez anos.

Portanto, nada melhor do que se antecipar a essa onda e levar já esse benefício para o seu negócio.

Quatro vantagens que o BaaS traz às empresas

Até aqui, pudemos ver o que é o BaaS e alguns pontos positivos dessa solução. E agora é o instante de nos aprofundarmos em alguns de seus benefícios.

Vantagem 1: o BaaS ajuda na atração e retenção de clientes

Com a facilidade da criação de soluções financeiras por meio de um BaaS, as empresas podem tornar a sua marca e suas ofertas ainda mais atraentes.

Aliás, lembra-se do exemplo da varejista que cria um cartão de crédito, citado neste texto? Pois bem, essa empresa pode usar isso como um benefício em suas campanhas de publicidade. Além desse ponto, é possível desenvolver programas para fidelizar os seus clientes. Quanto a isso, veremos mais no tópico quatro.

Vantagem 2: melhora a relação entre custo e benefício de produtos financeiros

Isso é possível por conta de dois pontos. O primeiro é que as empresas passam a não depender de instituições financeiras para terem seus produtos nessa área. De fato, elas oferecem essas soluções a preço e taxas elevados.

Com uma criação interna, e um custo menor, é possível oferecer condições e valores mais competitivos ao consumidor em geral. Já o segundo ponto tem a ver com a própria autonomia para desenvolver os produtos. Essa chance de resolver “internamente” a criação do produto financeiro torna o processo mais simplificado. Assim como as soluções mais em acordo com o core business.

Vantagem 3: o BaaS traz mais liberdade de meios de pagamento

Esse é um benefício direto da autonomia. Funciona assim: a empresa pode escolher o meio de pagamento que seja mais conveniente ao cliente, e, até mesmo, para seu fluxo de caixa.

Por exemplo, sabemos que o Pix realiza transações em segundos. Sendo assim, uma empresa de TV a cabo pode, por meio de uma solução Baas, incluir um QR Code de Pix em seus boletos.

Vantagem 4: engajar mais ao cliente com programas próprios

Manter um cliente está longe de ser uma tarefa simples. Mesmo com um serviço ou produto de qualidade, bom preço… a internet tornou o público mais exigente e elevou o número de concorrentes nos mais diversos setores. Logo, é preciso um “algo a mais” para seguir com seu cliente. E, até mesmo, aumentar o ticket médio.

Nesse sentido, uma opção é ter programas próprios, como os de fidelidade. Prova disso é que um estudo da Abemf mostrou que 65% do público está mais disposto a comprar com marcas que ofereçam essa vantagem.

E como encontrar a fornecedora de BaaS certa para a sua empresa?

Procurar por uma fornecedora de serviços de tecnologia é algo difícil. Sobretudo no setor financeiro. Portanto, pesquisar com atenção é critério mais que necessário.

Entre vários fatores, uma das questões mais importantes a levarmos em conta é o tempo que uma empresa possui no mercado. Bem como a aceitação de seus produtos. Ou seja, empresas como a Fáciltech, que contam com mais de 20 anos de know-how do Grupo Fácil em soluções financeiras, devem figurar no topo de sua lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *