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Cooperativas de crédito na era digital e como se adaptar

O segmento de cooperativas de crédito está em ascensão no país, representando atualmente 5,1% das carteiras de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), segundo o Bacen. Para aumentar a participação nesse competitivo mercado, é essencial que as empresas do setor se adaptem às mudanças trazidas pela transformação digital.

Com a nova geração de cooperados cada vez mais acostumada a resolver tudo em poucos toques pelo celular, as cooperativas precisam adotar métodos modernos, ágeis e tecnológicos para melhorar seu desempenho e conquistar esse público.

Neste artigo, exploraremos como as cooperativas de crédito podem se adaptar à era digital e colher os benefícios da tecnologia.

Dados do crescimento do setor no Brasil e no Mundo

De acordo com um recente panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), publicado pelo Bacen, o crédito cooperativo vem crescendo no Brasil. O número de associados em dezembro de 2021 foi de 13,6 milhões, representando um aumento na quantidade de pessoas jurídicas, que já correspondem a 15% desse total. Além disso, a proporção da população brasileira vinculada a essas organizações atingiu 5,4%, mostrando crescimento em todas as Regiões.

Já os ativos gerais do setor atingiram R$ 459 bilhões, com um progresso de 23,5% ao ano. Aliás, essa evolução foi possível por conta da necessidade de alternativas de crédito mais acessíveis e menos burocráticas.

Em um âmbito global, segundo o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), o sistema cooperativo de crédito está presente em mais de 118 países. Os registros mais recentes da entidade indicam que o setor possui mais de 375 milhões de associados e 86 mil cooperativas. Por sua vez, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito ressalta que o número de associados ultrapassa os 274 milhões em todo o mundo, com mais de US$ 2,19 trilhões em ativos.

Quais os benefícios da digitalização para as cooperativas?

A digitalização é um movimento crucial para o sucesso e crescimento das cooperativas de crédito. Nesse sentido, o desafio atual é acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores e oferecer soluções financeiras ágeis e transparentes, que atendam às necessidades e expectativas da nova geração de consumidores.

Veja a seguir alguns dos benefícios oferecidos pela digitalização.

1. Automatização dos processos

A automatização permite a redução de erros, algo que aumenta a precisão dos serviços e melhora o processo de tomadas de decisão. Além disso, com a diminuição do retrabalho, os colaboradores podem se concentrar em atividades consultivas, que agreguem mais valor ao negócio.

Outro ponto positivo é a redução de custos. A eliminação de processos manuais e a otimização da eficiência dos processos resultam em um aumento nas chances de a cooperativa de crédito ampliar a sua rentabilidade. Com menos gastos em tempo e recursos, a instituição pode oferecer melhores taxas e serviços para seus associados, aumentando sua competitividade no mercado.

2. Capacitação dos profissionais

Com a digitalização, é possível realocar funcionários para atividades mais estratégicas do que meramente operacionais, bem como verbas para qualificação profissional da equipe.

Nesse contexto, há dois grandes ganhos. O primeiro deles é o fato de que os funcionários terão em mãos informações precisas e atualizadas geradas pela solução tecnológica. Já o segundo aspecto positivo é a chance de oferecer um serviço mais personalizado e eficiente, enquanto a automatização de tarefas rotineiras libera tempo para atividades mais relacionadas ao core business.

3. Serviços modernos

A digitalização tem possibilitado que as cooperativas de crédito ofereçam serviços tecnológicos para atender a seus cooperados. Entre os quais, se destacam:

  • Aplicativos móveis;
  • Open Banking;
  • Cartões de crédito e débito com funcionalidades como cashback e pontos de fidelidade;
  • Investimentos e pagamentos instantâneos, por meio de tecnologias como Pix e QR Code.

De fato, essas ferramentas têm proporcionado mais comodidade e agilidade no acesso a produtos e serviços pelos cooperados, além de revitalizar a imagem das cooperativas.

4. Segurança de dados

A alta qualidade nesse quesito é indispensável para o mercado financeiro. E com a digitalização, as cooperativas têm a oportunidade de oferecer uma proteção mais adequada, aumentando a confiabilidade perante o mercado e seus clientes.

Aliás, uma das tendências atuais é o blockchain, que descentraliza as informações financeiras em centenas de computadores, oferecendo um nível elevado de segurança. Com essa abordagem, a ferramenta protege tanto os dados dos clientes quanto os da própria cooperativa, se tornando uma das tendências mais marcantes da era digital ao setor.

5. Mobilidade

Cooperativas de crédito precisam oferecer acesso simples e prático aos serviços financeiros para seus cooperados, em qualquer lugar e a qualquer momento. No entanto, apenas ter uma plataforma móvel não é o suficiente. É fundamental que essa solução seja intuitiva e fácil de usar, proporcionando segurança e rapidez nas transações bancárias.

Sem dúvidas, cooperativas que não oferecem uma plataforma móvel eficiente podem ficar para trás na competição pelo mercado.

Mas como digitalizar e impulsionar o crescimento de sua cooperativa de crédito?

Estar presente no ambiente digital é um grande desafio para as cooperativas de crédito, mas oferece imensas oportunidades de crescimento. E para aproveitar essas chances, é necessário contar com uma parceria tecnológica que conheça intimamente o mercado financeiro, e esteja atualizada com o que há de mais moderno e sofisticado em termos de tecnologia para instituições financeiras, como a Fáciltech.

A empresa do Grupo Fácil oferece o FacCred, um ERP especializado em Instituições Financeiras. Altamente parametrizável e preparado para automatizar processos, facilitar a gestão e auxiliar no crescimento sustentável da sua empresa, o sistema adota o modelo Software as a Service (SaaS), que disponibiliza todas as soluções como serviço, dispensando gastos com licenças, servidores e equipes internas para gerir tais recursos.

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