Bullet

Assinatura digital x eletrônica: qual é a ideal para sua instituição financeira?

A assinatura digital e a assinatura eletrônica são, sem dúvidas, duas das maiores aliadas atualmente das cooperativas de crédito, dos bancos e das fintechs. Isso porque, estas instituições atuam com grande “tráfego” de documentos diariamente e precisam atenção redobrada para redução de falhas. Além disso, são capazes de agilizar e simplificar processos amplamente burocráticos.

Com a popularização da Internet e, por consequência do Open Banking/Open Finance, grande parte desse fluxo pôde ser facilitado. Isso gerou maiores benefícios às instituições financeiras e aos clientes.

Assim, para entender um pouco melhor sobre as diferenças entre a assinatura digital e a assinatura eletrônica e como elas influenciam positivamente a sua instituição financeira, continue com a leitura do artigo!”

E qual é a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica?

Toda assinatura digital é uma assinatura eletrônica. Em contrapartida, nem toda assinatura eletrônica é uma assinatura digital.

As diferenças são bastante claras, uma vez que, em uma assinatura eletrônica, o titular tem a possibilidade de escolher como reconhecer a validade do acordo realizado, considerando as opções:

  • Reconhecimento facial;
  • Biometria;
  • Senhas;
  • Tokens;
  • Assinatura de próprio punho;
  • Etc.

Já na assinatura digital utiliza-se apenas criptografia específica. Por isso, é reconhecida somente mediante um tipo específico de certificado digital, com emissão padrão ICP-Brasil, que é emitido por alguma autoridade certificadora. Também podemos destacar, ainda nesse contexto, os 3 modelos mais comuns de assinatura:

  • Assinatura eletrônica simples;
  • Assinatura eletrônica qualificada;
  • Assinatura eletrônica avançada.

Com diferentes soluções para diferentes necessidades, e considerando um dado importante que prevê um crescimento de quase 600% até 2027 no mercado global de assinaturas digitais, observamos a importância da aderência às instituições financeiras.

O Brasil registrou crescimento de 12% a mais no número de emissões de assinaturas digitais entre Outubro de 2021 e Outubro de 2022, segundo a ANCD.

Por que a assinatura digital é essencial para o seu banco ou fintech?

Instituições financeiras lidam diariamente com longos processos burocráticos, necessitando de facilitadores que transformem os processos em ações simplificadas. A assinatura digital é uma facilitadora, especialmente para bancos e fintechs, porque apresenta vantagens significativas. Por exemplo:

1. Oferece mais segurança

A assinatura digital precisa de uma certificação digital para ser validada porque se trata de uma assinatura criptografada. Desta forma, os riscos de fraudes que poderiam ser encontradas em assinaturas sem criptografia ou assinaturas manuais são reduzidos consideravelmente.

O ponto principal a ser lembrado, é que o certificado só será válido, se for aprovado por uma Autoridade Certificadora.

2. É mais sustentável

Empresas que aderem às assinaturas digitais ou eletrônicas reduzem, automaticamente, a emissão de papel, reduzindo o desperdício e garantindo suporte sensível às instituições do setor em relação às práticas voltadas ao ESG.

3. Torna o processo rápido e ágil

Antes, sem a facilidade da assinatura digital, o processo de fechamento de acordos com instituições financeiras era extremamente demorado. O cliente seguia uma série de etapas para entrar em contato ou ser contatado, geralmente por meio de e-mail ou telefone. Depois, aguardava o prazo para recebimento de documentação, visitava a agência para assinar manualmente os documentos, entre outras coisas.

Mas, com a evolução tecnológica, o cenário mudou e a assinatura digital surgiu para simplificar e agilizar o processo. Atualmente, é possível facilitar o compartilhamento de documentos, tornando o processo muito mais ágil e efetivo, sem a necessidade da presença física do cliente.

4. Moderniza a imagem da sua instituição financeira

Considerando a rápida popularização do pix e do Open Bankin/Open Finance, é possível observar a crescente bancarização no Brasil, que aponta a necessidade das instituições financeiras de se destacarem no mercado.

Ao contar com inúmeras possibilidades para fechamento de negócio, o cliente tende a escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades. Isso também lhe confere maior autoridade no assunto em geral.

Assim, ao optar por soluções inovadoras que simplificam a vida do cliente, como a assinatura digital, uma instituição financeira investe na construção de uma imagem moderna e competitiva no mercado.

Além disso, oferece opções práticas e eficientes para os clientes, fortalece a confiança na instituição e contribui para uma presença positiva na mente do público.

E como conseguir uma assinatura digital para seu banco, fintech ou cooperativa de crédito?

Com a nova funcionalidade do FacCred, o seu banco, fintech ou cooperativa de crédito utilizar assinatura digital nos processos e ganhar um aliado facilitador de processos no seu negócio.

Ademais, o FacCred é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) que tem como objetivo automatizar, de maneira segura e flexível, processos operacionais e gerenciais de instituições financeiras, tais como:

  • DTVMs;
  • Organização de Microcrédito;
  • Financeiras SCF;
  • Cooperativas de Crédito;
  • Bancos;
  • Etc.

Com um sistema modulado para atender cada um desses mercados especificamente, é possível abranger exigências legais, metodologias de trabalho e regras individuais de cada negócio.

Para conhecer mais sobre a Fáciltech, acesse o blog e conheça todas as possibilidades e soluções para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *